Você já ouviu falar ou sabe o que é latte art? Essa técnica, muito utilizada pelos baristas, consiste em criar desenhos sobre o café. Basicamente, ao servir um cappuccino, é criada uma pequena obra de arte sobre ele.
Se você quer descobrir como desenhar no café espresso, a história da técnica, por que ela tem conquistado os apreciadores da bebida e conferir dicas sobre latte art para iniciantes, continue a leitura!
O que é latte art e por que ele virou tendência?
São técnicas de desenhos que utilizam o café espresso como base e o leite vaporizado para a finalização das produções. O latte art se popularizou e ganhou o mundo quando os baristas notaram que essa é uma forma de cativar seus clientes, pois proporciona uma experiência agradável aos olhos e ao paladar.
A técnica também agregou mais valor à bebida. Com isso, competições surgiram para promover o barista e a sua arte, surpreendendo o público com a sua criatividade. Nesse contexto, os métodos mais utilizados para descobrir como desenhar no café são:
- free pour: consiste em fazer desenhos e formas apenas usando o leite vaporizado;
- grafismo: são utilizadas ferramentas para desenhar sobre a bebida, como uma caneta de aço ou palitos, e caldas.
A origem precisa do latte art é incerta. Sabe-se que, desde o século 19, os baristas italianos decoravam seus espressos com figuras ao misturar espuma e bebida.
Porém, foi o barista David Schommer, da cafeteria Espresso Vivace, em Seattle (EUA), que trouxe para a América as primeiras e principais técnicas de latte art.
Como fazer um latte art incrível?
Para descobrir como desenhar no café com leite, são necessárias uma pitcher – ou uma leiteira –, uma xícara grande, café de qualidade e uma máquina com haste de vaporização. Além disso, precisamos de leite integral, pois o seu alto teor de gordura e proteína produz um creme mais estável.
Preparo do espresso
Para fazer o espresso ideal, é necessário utilizar um café de alta qualidade. Em seguida, escolha a moagem correta, meça e compacte ele. Imediatamente, coloque o filtro na cafeteira, posicione a xícara e ligue-a. Desligue quando a bebida atingir um terço da xícara.
Vaporização do leite
Encha a pitcher com leite gelado, aproximadamente até o fundo do bico, e ligue o vaporizador. Mergulhe-o e levante-o até o ponto em que você possa ouvir alguns assobios. O leite deve estar girando uniformemente. Quando o recipiente estiver quente ao toque, desligue o vapor.
Distância da pitcher
Despeje lenta e uniformemente a uma distância alta. Isso permite que o leite e o café continuem incorporando. Você pode derramar em movimento circular para garantir que se misture bem. Pare quando atingir metade da xícara.
Ângulo da xícara
Aproxime a pitcher da superfície da xícara, de modo que ela quase toque o café. Para facilitar o desenho, incline um pouco a xícara. Também aumente o fluxo de saída do leite, criando uma distinção entre a espuma branca e o corpo do latte. Então, comece a desenhar.
- Leia também: Passo a passo para fazer um café cremoso
Os desenhos no café mais comuns e fáceis são corações, flores, folhas e animais. Se você precisar de inspiração, a internet é uma boa fonte. Agora, se quer aprimorar a sua técnica, o ideal é realizar cursos específicos.
Para que o processo se torne mais visual, o vídeo do canal Unique Cafés ensina como realizar o latte art com um campeão da modalidade nacional dessa técnica, Leonardo Correa.
Agora que você já sabe o que é latte art, fica mais simples transformar seu cappuccino em uma obra de arte e criar uma experiência visualmente incrível. Apenas lembre-se que a qualidade do café é tão importante quanto o leite e a técnica em si. Por isso, escolha um bom grão para treinar em casa!
Quer aprender mais sobre o universo do café e se tornar um especialista no assunto? Então, assine a newsletter do Moka e receba conteúdos diretos no seu e-mail!