Imagine só esta cena: você chega em uma cafeteria, senta na sua mesa preferida, pede um pretão e o garçom te serve uma xícara de café com bolacha do lado (não vamos nem entrar no mérito se é bolacha ou biscoito) e um copinho de água.
Caso você já tenha sido protagonista desse cenário, com certeza se perguntou por que o garçom te trouxe café e água, não é mesmo? Há várias teorias por trás dessa dupla. Continue a leitura do post e saiba se essa combinação dá mesmo certo.
Por que café e água dão match?
Se o café estivesse à procura de alguém que combinasse com ele, com certeza a água seria uma ótima candidata. Desde o preparo da bebida, esses dois são feitos um para o outro. Dessa forma, é possível dizer que, sim, eles harmonizam.
Essa dupla está cada vez mais presente no dia a dia das cafeterias. Geralmente, a mais utilizada é a água com gás, já que especialistas afirmam que isso acaba ajudando na limpeza das papilas gustativas.
No entanto, não é difícil encontrar a água mineral sendo servida com o café. Ambas são formas válidas e servem para o mesmo propósito. O importante é ver a qualidade e o PH do líquido, que deve estar entre 5,0 e 6,5.
Dessa forma, a água da torneira nunca deve ser utilizada para fazer ou acompanhar o café. É bastante difícil saber qual o teor do PH, a quantidade de cloro e outros componentes adicionados para purificá-la. Todas essas substâncias acabam modificando o gosto do líquido que interfere diretamente no do pretão.
Sendo assim, é possível dizer que essa dupla fica muito bem junta, sim. Mas aí surge outra dúvida: café e água com gás, qual tomar primeiro? A resposta que a maioria dos especialistas dá é que é melhor tomar a água antes. Continue a leitura para saber porquê.
Por que tomar água antes do café?
Como já afirmamos anteriormente, a água ajuda a limpar o paladar. Dessa forma, você consegue identificar e fazer uma melhor análise sensorial do café.
Além disso, limpando as papilas gustativas, é possível deixar o sabor do café ainda mais intenso e presente na boca. A ideia é que, com esse ritual da água, seu paladar esteja sem resquício de nenhum outro alimento ou bebida e fique “puro” para receber o pretão.
No entanto, aquele copinho servido nas cafeterias não é o suficiente para uma boa limpeza de paladar. Para a especialista e mestre torradora do, Georgia Franco de Souza, é necessária uma quantidade muito maior de água para purificar as papilas gustativas.
Dessa forma, o pequeno copo oferecido pela cafeteria não ajudaria nem antes ou depois de tomar o pretão. O ideal seria que o degustador do café pedisse uma garrafa de água para acompanhar a bebida verídica.
Segundo Georgia, a água Ouro Fino é uma boa opção para acompanhar a degustação do café. Para ela, a marca é a menos abrasiva e possui alta concentração de bicarbonato. Na prática, isso significa dizer que há menos sódio e uma sensação mais suave na boca.
Sendo assim, o ideal é tomar uma garrafa de água — podendo ser mineral ou com gás — antes do café ou quando você sentir necessidade de limpar as papilas gustativas.
Benefícios da água e do café
Além de intensificar o sabor de um bom café, a água é repleta de benefícios. A mineral, por exemplo, auxilia na redução do estresse e repele os efeitos dos radicais livres.
Muito mais do que isso, a água também é um fator primordial da hidratação para o corpo, já que a cafeína tem efeito diurético. Georgia afirma que quando uma pessoa ingere cerca de 400 ml de café por dia, é comum que esse consumo possa fazer com que você libere mais líquidos.
O café é uma bebida muito deliciosa e que pode ter o sabor intensificado ainda mais com certos acompanhamentos. A água é um desses bons companheiros do pretão e faz com que ele fique ainda melhor.
Dessa forma, a água faz parte do preparo do café e harmoniza bem se servida separada. No entanto, não é uma regra. O importante é você estar confortável tomando o pretão e sentindo todos os aromas, os sabores e as nuances que ele proporciona.
Para ficar por dentro de mais curiosidades como essa, assine a newsletter do Moka Clube e saiba tudo o que está acontecendo no mundo dos cafés especiais. Não fique com bobeira, não!