O café gelado é uma grande polêmica entre os coffee lovers. Há aqueles que amam a bebida e a acham válida, porém alguns acreditam ser mais uma “frufruzice” e que pretão bom é o quente. Independentemente da opinião de cada um, o método de preparar o famoso ouro preto sem adição de água quente está fazendo muito sucesso em diversos países, inclusive no Brasil.
Quer saber como fazer Cold Brew? Então, continue a leitura deste post e descubra cinco formas de extrair o melhor do café frio.
O que é Cold Brew?
O café Cold Brew é um método de infusão que não utiliza água quente para extrair as características do grão. Dessa forma, o resultado é uma bebida gelada com sabor refrescante e leve. Para quem se preocupa com a doçura e a acidez, pode ficar tranquilo porque essas sensações são trazidas na medida certa.
A maior diferença entre o método Cold Brew e o tradicional com água quente – além da temperatura – é o tempo de infusão. Enquanto em preparos aquecidos a bebida fica pronta em minutos, no frio, o grão de café precisa descansar de 12 horas a 24 horas.
Todo esse tempo em que o café fica infusionado na água fria serve para ativar a fermentação do processo de extração, de forma lenta. Quando é utilizado o líquido em altas temperaturas, por exemplo, o período em que ocorre a liberação dos compostos químicos do pretão é muito mais rápido, dessa forma os óleos do grão oxidam e degradam mais rapidamente, fazendo com que a bebida fique muito ácida e amarga.
No entanto, o café especial em água fria acaba não liberando esses óleos. Sendo assim, no método Cold Brew, a bebida fica menos ácida e com menor teor de cafeína. Isso acontece porque a baixa temperatura de infusão só consegue extrair a doçura do grão, e não os compostos químicos que o fazem ser amargo e ácido.
Outra característica do Cold Brew é a alta durabilidade, podendo ser armazenado por até 10 dias na geladeira sem perder o sabor e as notas específicas.
O Cold Brew é uma bebida bastante versátil, além de ser consumida pura com gelo, também pode ser servida com cremes, sucos e bebidas alcoólicas (para o público maior de idade).
Para preparar o Cold Brew, além do café moído, é necessário o equipamento certo. Existem diversos tipos, como a Cafeteira Mizudashi Hario e a Toddy Cold Brew, mas até mesmo a prensa francesa pode ser utilizada para fazer o pretão gelado. O importante é deixar o grão infusionando pelo tempo certo.
Como fazer Cold Brew?
Fazer Cold Brew é muito fácil, com o equipamento certo é possível obter uma bebida com sabor único e apreciar o pretão da melhor forma. Confira alguns dos métodos de como fazer um café de qualidade gelado.
1. Mizudashi
A Hario já é uma marca bastante conhecida pelos equipamentos de extração de café quente, no entanto, o que muitos dos coffee lovers não sabem, é que essa fábrica também possui utensílios para as infusões geladas.
A Cafeteira Mizudashi é de origem japonesa e foi desenvolvida especificamente para preparar o café por infusão fria de forma eficiente e prática. Um ótimo benefício desse método é ser sustentável, já que troca o filtro de papel por um reutilizável, feito de malha de metal.
Para preparar o Cold Brew na cafeteira Mizudashi da Hario, é preciso colocar o pó de café e a água filtrada gelada em descanso na geladeira por cerca de 8 horas. Depois disso, a bebida estará pronta.
O produto é composto por uma jarra de vidro, uma tampa com alça de plástico e um filtro de poliéster.
2. Toddy – Cold Brew
O Toddy é um dos métodos mais tradicionais de Cold Brew. O produto foi desenvolvido exclusivamente para a extração de café em água gelada. É bastante prático e consegue produzir e armazenar até 2 litros por preparo, sendo ideal para quem quer aproveitar a bebida a longo prazo, já que pode ser guardada por até 15 dias sem perda de sabor.
O produto é composto por uma jarra de vidro, um coador de plástico com alça, dois filtros reutilizáveis e uma rolha de borracha. Todas essas partes são fáceis de montar e limpar.
3. Prensa francesa
Outro método de preparo de Cold Brew é a prensa francesa. Muito utilizado nos preparos em água quente, esse equipamento também pode ser usado para a infusão fria.
Para preparar o Cold Brew na prensa francesa, você deve seguir os mesmos passos da infusão tradicional, mas ao invés de utilizar a água quente, é necessário colocá-la em temperatura fria e aguardar em torno de 12 horas para extrair a bebida.
Uma das vantagens de usar a prensa francesa é o custo, já que ela pode ser encontrada por preços mais baixos que os outros equipamentos, e a versatilidade, pois pode ser usada para preparar bebidas quentes também.
O produto é composto por uma jarra de vidro.
4. Torre de fermentação Yama
A torre de fermentação da Yama é um equipamento bastante sofisticado e indicado para quem quer investir muito em um método de preparo de Cold Brew. Com design original e bastante moderno, esse modo de infusão é por gotejamento.
Na torre Yama, ao invés de mergulhar o café na água gelada, o processo ocorre diferente. O líquido goteja em cima do grão moído, permitindo que você possa ter mais controle sobre o sabor da bebida. Dessa forma, o pretão escorre por meio de um tubo de vidro em espiral e é coletado em recipiente que tem um formato de globo, fazendo com que o processo seja muito bonito.
Toda essa extração dura, em média, de seis a oito horas.
Para conhecer esse processo na prática, confira o vídeo da Clive Coffee.
5. Utensílios caseiros
Para quem não deseja investir em nenhum equipamento específico para a receita de Cold Brew, é possível realizar esse preparo com alguns utensílios caseiros como o próprio coador de pano, por exemplo.
Dessa forma, tudo o que você precisa são: moedor de grãos de café e uma jarra com tampa. Tenha em mente que a moagem, nesse caso, sempre será grossa.
Assim, tudo o que você precisa fazer é colocar o pó dentro do coador e mergulhá-lo na água gelada. Depois é só reservar na geladeira por, em média, 20 horas.
O Cold Brew é uma bebida muito versátil que pode ser consumida de diversas formas e em variados preparos. Além disso, esse método é bastante suave, refrescante e tem o toque de doçura e amargor na medida certa.
Uma ótima opção para os dias mais quentes e também os mais frios, o Cold Brew está fazendo bastante sucesso, conquistando muitos paladares e temos certeza que você também vai gostar.
Para conferir mais utensílios que podem ser utilizados para fazer o Cold Brew ou o seu café preferido, clique no banner abaixo e veja as melhores opções do Moka Clube.