O pretão é uma bebida tão icônica que tem uma data toda dedicada a ele! O dia do café acontece mundialmente em 14 de abril, enquanto o dia nacional do café é comemorado em 24 de maio. Você conhece a história por trás dessa celebração? Pensando nisso, preparamos um conteúdo festivo para você aproveitar essa data da melhor maneira possível. Confira!
Dia Nacional do Café
O dia do café foi criado para celebrar o grão, que também é conhecido como ouro preto, e toda a história por trás dele. É a data para declarar a paixão por essa bebida, que aquece o coração de dentro para fora e dá aquela energizada para que possamos aguentar mais um dia. O dia do café nacional é a data para lembrar de toda a cadeia de produção do grão e para celebrar os cafeicultores que sempre estão se dedicando para cultivar o melhor do pretão, com qualidade e responsabilidade. Esta data foi adicionada ao Calendário de Eventos do Brasil pela Associação Brasileira da Indústria de Cafés (Abic) em 2005. De lá para cá, esse dia vem sendo utilizado por coffee lovers para declarar todo seu amor pelo pretão.
Dia Internacional do Café
No Brasil, comemoramos três datas especiais para o grão. A primeira delas ocorre em 14 de abril, com o dia mundial do pretão.
Depois, vem 24 de maio, com a celebração nacional e, por último, 1º de outubro, em que festejamos o dia internacional do café. Não fique confuso sobre qual é o dia do café. Existem diversas datas ao redor do mundo. No entanto, em outros países, o dia do café também existe, pois todo o mundo comemora. A maioria dedica o mês de setembro para o grão, já no oriente, essa data aparece em novembro. O primeiro dia internacional do café oficial foi celebrado em março de 2014. Nessa data, estiveram presentes 74 estados membros do ICO, além de 26 associações globais, que são ligadas ao setor cafeeiro. Para esse dia, a ICO definiu uma série de ações, como a utilização da hashtag #InternationalCoffeeDay, que poderia ser utilizada em diversas redes sociais. Além disso, foi criada uma campanha com o conceito caffè sospeso — uma prática italiana em que uma pessoa paga uma segunda xícara de café a alguém que está em situação de vulnerabilidade.
Por que o café tem um dia só para ele?
O café é tão especial que tem um dia todo dedicado a ele.
Líderes da indústria cafeeira, tais como a Abic e a International Coffee Organization (ICO ou, em tradução, Organização Internacional do Café), decidiram deixar registrado uma data para comemorar o grão, que faz parte de uma cultura bastante rica. Além disso, o café é fonte de receita e movimenta a economia de diversos países. Inclusive, o Brasil é o maior exportador de café do mundo.
O que fazer de especial no dia do café?
Com o dia do café chegando, você pode se perguntar “o que eu posso fazer para comemorar?”. Pensando nisso, separamos algumas indicações bacanas para celebrar essa data. Por que não experimentar cafés diferentes ou, melhor ainda, dar um presente para pai que ama café? Essa aventura para os sentidos pode fazer com que haja a possibilidade de descobrir novos sabores e aromas que você nunca imaginou. Ou talvez, para os mais engajados, assinar um café por assinatura, garantindo assim que nunca falte esse querido pretão na sua casa.
As datas dedicadas ao café são um convite para celebrar e apreciar não apenas a bebida em si, mas também a cultura e a economia que giram ao redor deste grão maravilhoso. No Dia Nacional e Internacional do Café, tome um momento para refletir sobre como essa bebida influencia tantas vidas e celebre com uma boa xícara de café especial. Feliz dia do café!