was successfully added to your cart.

Como armazenar o seu café

By 27 de outubro de 2015 Preparo

Você pesquisa, lê todas as informações do rótulo, capricha na escolha do café e o leva para casa certo de ter em mãos um produto de alta qualidade. Nesse momento a dúvida é: onde guardar essa preciosidade para que ela conserve todo o aroma e sabor que irá resultar em uma incrível xícara de café?!

Bem, essa é uma das principais etapas do cuidado que devemos ter com o grão, desde que chega a nossas mãos até ser preparada a bebida. É, contudo um ponto ainda um tanto quanto controverso.

Há quem afirme que a melhor opção para o armazenamento do café, seja ele em grãos ou moído, é guardá-lo na geladeira, onde as baixas temperaturas irão preservar os aromas e sabores do café por até 1 mês. Se você optar por esse método, não se esqueça de guardá-lo em embalagem ou recipiente bem fechados, pois o café possui características químicas que o torna susceptível à absorção de odores do ambiente.

É importante ressaltar também que, caso o café armazenado em geladeira seja usado para preparo do espresso, é importante esperar que ele atinja a temperatura ambiente antes de ser submetido à extração, sob pena de prejudicar a formação da crema.

Outro grupo alega que, toda vez que se retira o café da geladeira, submete-se o produto a variações de temperatura que faz com que as moléculas de água que naturalmente fazem parte de sua composição se condensem fazendo o café “suar”, perdendo assim grande parte de suas características positivas, podendo inclusive se deteriorar. Segundo essas pessoas, o melhor local para armazenar o café é dentro de um armário fresco, seco, escuro e afastado de produtos com fortes odores como, por exemplo, os materiais de limpeza.

Contudo, devido à volatilidade dos compostos que conferem sabor e aroma ao café nessas condições sua qualidade é mantida por apenas 15 dias.

Em uma coisa todos concordam: o café deve ser guardado em lugar seco e escuro que irá protegê-lo contra a oxidação que, apesar de não causar sua deterioração, provoca a diminuição de sua potência sensorial. Além disso, é unânime também a recomendação de que o café seja mantido em sua embalagem original e guardado em pote hermético, o que irá favorecer a conservação de seu aroma e impedir sua contaminação por odores do ambiente.

Seja qual for a sua escolha na hora de armazenar o seu café, lembre-se sempre que a melhor opção é adquirir embalagens com pequena quantidade, dessa forma evitam-se longos períodos de estocagem.