was successfully added to your cart.

Como os cafés do clube são escolhidos?

By 27 de outubro de 2015 Huntng, Origem

Esta foi a pergunta feita por Carollynna via Facebook do Moka Clube. Não pude responder em uma só frase porque o trabalho de seleção vai muito além de enviar grãos especiais via correio para seus membros.

Todo mês um café diferente – essa é a promessa do primeiro clube de cafés especiais do Brasil. O Moka Clube é um clube que tem como tarefa chave (e sua maior motivação) a busca dos melhores grãos do Brasil: país conhecido como maior produtor e exportador de café do mundo.

Uma grande quantidade de produtores preparam seus melhores cafés para os diversos concursos de qualidade que existem no país, dentre eles o Cup of Excellence , no Brasil organizado pela BSCA (Brazilian Specialty Coffee Association). Os juízes mundiais usam a Metodologia CoE – Cup of Excellence para avaliar e dar notas que vão de 0 a 100 – onde notas acima de 85 são considerados cafés especiais.

Estes resultados me ajudam na busca por tesouros escondidos, muitas vezes só valorizados lá fora. Um contato e uma visita a fazenda gera o que considero mais importante para se obter um café de qualidade: o relacionamento com o produtor, conhecendo as pessoas e todo cuidado por trás de cada saca. Assim conseguimos certificar que a qualidade e respeito a natureza vem desde da origem e ainda negociar um preço justo no valor de cada saca.

Paixão pela lavoura

Eu provo e aprovo cada café usando métodos comuns de preparo realizados pelos membros do clube e ainda conto com o auxilio de Carolina Franco: bi-campeã Brasileira de Provadores de Café, que testa em laboratório para ter certeza que não houve nenhuma deterioção antes do envio aos membros.

O sabor e o aroma são pré-requisitos para a escolha do café do mês, mas é a conexão com a fazenda e o relacionamento com as pessoas de cada lugar que mais influenciam na escolha. Quando conectamos a bebida à história e as pessoas por trás dela, toda a equipe do clube se sente motivada, além de gerar um senso de cuidado que transparece em fases como a torra, embalagem e apresentação do produto.

A cada hunting uma nova descoberta, um punhado de amigos e belas histórias. Um desafio constante que já considero uma busca eterna pelo melhor café do Brasil. E você, quer me ajudar na busca? Se conhecer alguma fazenda de cafés especiais me envie o contato que vou adorar conhecer.