was successfully added to your cart.

O grande pequeno grão MOKA

By 27 de outubro de 2015 Huntng, Origem

Não foi a primeira e com certeza não será a última que escolhemos um grão moka ou “peaberry” para enviar aos membros do clube. Mas afinal, o que é e por que esse grão é tão especial?

Normalmente dentro da fruta do café, popularmente chamada de cereja, crescem dois grãos: um de frente para outro. No caso do moka, eles são menores, crescem somente um em uma cereja e estão localizados no topo dos pés de café. Como a maioria dos filhos únicos ele é mimado dentro da fruta por ter todos os nutrientes somente para ele.

Alguns até dizem que o mokinha é uma anormalidade do planta do café. Uma cereja que não conseguiu se desenvolver em sua adolescência e acabou concebendo apenas um grão dentro dela. Essa deficiência acabou gerando um grande entusiasmo no mundo do café.

É fato que grãos moka sempre vão ser mais caros que os outros: primeiro por serem mais raros; e pelo trabalho manual que se dá ao colher e separar cada um desses grãos que são visivelmente diferentes em um pé de café. Mas, e na xícara? Como essa história toda se comporta?

Muito afirmam que os grãos por serem mais densos acabam ficando mais doces e aromáticos. Há inclusive quem diga que o café tem mais qualidade em grãos moka. Eu tive a oportunidade de provar o mesmo café da Fazenda Jatobá tanto o moka quanto o “normal” e entender como são tratados esse tipo de grão na lavoura.

Na torra ele também se comporta diferente. Como os cafés são torrados em um tambor rotativo, para que todo grão seja submetido a mesma quantidade de calor, os grãos mais redondos (moka) acabam tendo uma vantagem para rolar à vontade, fazendo com que sua torra seja mais uniforme que os demais grãos.

Não senti diferença em doçura ou aroma no cupping deste grão, mas algo me deixou impressionado: a facilidade em perceber os sabores característicos bebendo esses “gordinhos”. Me pareceu que a bebida ficou mais limpa e agradável ao paladar, comprovando assim a superioridade desse pequeno mutante.

Particularmente não acho que um café irá aumentar sua qualidade simplesmente por ser um grão moka.  Afinal, os cuidados para se obter um café de qualidade começam desde a semente.