Você sabia que 97% dos brasileiros consomem café coado, seja pelo coador de pano ou de papel? É o que aponta a pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic).
O método de preparo, que, literalmente, é tradição no Brasil, possui um sabor todo próprio e remete às lembranças especiais, principalmente envolvendo tardes de café com a família. Para os mais clássicos, conheça mais sobre o coador de pano para café e saiba as vantagens de usar esse equipamento para preparar bebidas especiais.
Vantagens do coador de pano
O coador de pano é um ótimo utensílio para preparar cafés especiais. Feito totalmente de algodão em formato cônico e com anel de metal para segurar o tecido, a simplicidade fala mais alto nessa forma de coar.
Além de ser reutilizável (e amigo do meio ambiente), o coador de pano é econômico e fácil de utilizar. Se bem cuidado, o utensílio pode ser usado mais de 10 vezes sem perder a eficiência.
O resultado do café no copo
O coador preferido dos brasileiros recebe esse título e não é à toa. Oferecendo uma bebida muito mais cremosa que um coador de papel, por exemplo, o pretão passado em um filtro de pano tem um sabor muito mais completo.
No processo de torra, os óleos essenciais do grão, que dão o sabor no café, são liberados. Durante a filtragem do pó pelo coador de pano, esses óleos deslizam pelo tecido, resultando em sabores e tons mais marcantes que permanecem na boca após a degustação por mais tempo. Isso, é claro, sem deixar passar nenhum sedimento.
Diferenças entre coador de pano e de papel
Os dois coadores que são campeões na mesa dos brasileiros possuem grandes diferenças. Eles distinguem no tipo de material e no sabor final do pretão. Enquanto o coador de pano fornece uma bebida cremosa e encorpada, o coador de café individual (de papel) apresenta um líquido muito mais puro, leve e equilibrado.
Criado em 1908 por uma empresa alemã, o filtro de café reutilizável se destaca por produzir uma bebida com acidez realçada. Isso acontece porque esse tipo de coador possui a trama mais fechada, o que impede que os óleos essenciais e até o mais fino grão de café passe por ele.
Além disso, o coador de papel tem outra vantagem óbvia: a praticidade. Porém, consequentemente, é carregado de desvantagens, já que, por ser feito de celulose, faz com que bebida fique com gosto de papel. Por reter os óleos essenciais do grão, o resultado não é o sabor real do café.
Ambos os coadores possuem, portanto, vantagens e desvantagens, quem irá dizer qual o melhor coador de café é seu paladar e gosto pessoal.
Como fazer café no coador de pano
Coar o café utilizando o utensílio de pano oferece muitas vantagens, no entanto é preciso se atentar a algumas dicas de como extrair ao máximo o melhor da bebida.
Existem vários tamanhos do utensílio: do pequeno até o coador de pano grande.
Como lavar coador de pano
Por ser de material poroso, alguns cuidados são necessários antes e depois de usar o filtro de pano. Antes de usá-lo pela primeira vez, deixe de molho em uma mistura de água fervendo com café, para que o gosto de tecido saia e não interfira no resultado final da bebida.
Para armazenar o coador de pano, deixe-o mergulhado em um recipiente com água na geladeira. Ele também pode ser colocado em uma embalagem hermeticamente fechada e protegida de bactérias.
Quando for reutilizar o filtro, é importante lembrar de nunca lavar com detergente ou sabão, apenas escalde com água fervente e ele estará pronto para ser usado.
Importante: por higiene, é indicado que o filtro de pano seja trocado todos os meses.
Como fazer café coado
O primeiro passo para fazer um bom café especial coado com qualquer filtro é esquentar a água filtrada. O ponto ideal é quando o líquido começa a borbulhar, um pouco antes de ferver.
Com o auxílio de um bule de café com coador de pano, despeje a água em fio, fazendo movimentos circulares. O indicado é não mexer ou misturar com a colher. O café deve ficar infusionado por cerca de dois a três minutos.
Conheça o coador de pano para café do Moka
O Coador da Vovó é para os coffee lovers nostálgicos que adoram o café com gostinho tradicional de vó. Artesanal e rústico, com madeira de reaproveitamento florestal e haste de metal, o utensílio tem um senhor charme. Está incluso o suporte para coador de pano.
Cafés especiais que são ideais para o coador de pano
Os melhores cafés especiais para os coadores de pano são os de moagem fina. Dessa forma a água fica por mais tempo em contato com o pó deixando o sabor do café bem marcante. Confira vários sabores e notas dos cafés especiais no Moka Clube.
Os coadores de pano têm aquele quê de memória afetiva. Combinando perfeitamente com os cafés especiais, entregam uma experiência sensorial deliciosa.